cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

FZ21Z-formatar

Tinoni
Visitante

FZ21Z-formatar

boa noite.
eu adquiri um vaio fz21z acerca de uma semana e noto o sistema um pouco pesado devido ao excesso(a meu ver) de software e publicidade que o vai traz de fábrica,como tal gostaria de saber se é possível formatar o disco C e instalar apenas o software que realmente me interessa.
penso que o backup de todo esse software se encontra numa partição criada de fabrica. é possivel aceder a essa partiçao ou não é aconselhavel?
Só mais uma questao: eu reparei que a minha pasta do windows ocupa cerca de 25GB, é normal?não deveria ocupar cerca de 8GB?(eu sei que não é o espaço mais indicado para fazer esta questao mas talvez me possam esclarecer)
obgrigado

7 RESPOSTAS 7
profile.country.de_DE.title
itbroker
Visitante

Tinoni,

Seja bem vindo ao ClubVaio,

Vc. disse...


eu adquiri um vaio fz21z acerca de uma semana e noto o sistema um pouco pesado devido ao excesso(a meu ver) de software e publicidade que o vai traz de fábrica,como tal gostaria de saber se é possível formatar o disco C e instalar apenas o software que realmente me interessa.
penso que o backup de todo esse software se encontra numa partição criada de fabrica. é possivel aceder a essa partiçao ou não é aconselhavel?



Sim é possível.

MUITO IMPORTANTE !!! Antes de tudo.

Crie os discos de recuperação para o seu Laptop.

Uma vez que esles estejam criados, vc. poderá restaurar a configuração do Laptop de fábrica, e durante este processo, vc. poderá indicar quais programas DEVEM ou não DEVEM ser instalados em seu Laptop.

Um software que pode vir a ser utilizado após a re-instalação, para otimizar o uso de seu Laptop, vem a ser o uso do TuneUp Utilities 2007 ou 2008. Vc. poderá testá-lo por 15 dias sem custo. Se vc. notar uma melhora expressiva, vc. poderá comprar a licença de uso que é bem barata.

TODAS as instruções...

- Como criar discos de recuperação
- Como instalar apenas os softwares desejados pelo usuário

Estão no manual que acompanha seu Laptop (passo-a-passo).


Só mais uma questao: eu reparei que a minha pasta do windows ocupa cerca de 25GB, é normal? não deveria ocupar cerca de 8GB?(eu sei que não é o espaço mais indicado para fazer esta questao mas talvez me possam esclarecer)




Antigamente, era em torno de 08Gb ou até 10Gb, é muito relativo... porque depende da quantidade de características instaladas em seu Laptop, já que deduzo que vc. está usando o Windows Vista.

25 Gb realmente é um pouco exagerado, já que normalmente apenas 15 ou 20 Gb são necessários.

Espero ter ajudado.

Tinoni
Visitante

hmm...ok!

eu ja fiz os recovery discs e fiz o restore C(uma das opcaoes do menu VAIO recovery center), o disco foi formatado mas nao tive oportunidade de escolher os programas que desejava instalar e fiquei com o portatil com a configuracao de fabrica. qual das ferramentas do vaio recovery center é que tenho que utilizar para ser eu a escolher o software que quero instalar depois de formatar o disco?
Neste momento tirando esse pequeno problema com a pasta do windows o portatil esta a funcionar relativamente bem.
no futuro quando necessitar de formatar o disco C irei entao experimentar.
obrigado

lilagomes
Visitante

Esse portátil tem 2048 memória, portanto tem de funcionar bem no Vista.
Quando fica lento, é porque instalamos algum programa que produz esse efeito.
Aconselho, antes de instalar programas, a criar ponto de restauro do sistema.
Se alguma coisa correr mal:
- desinstalar esse programa, ou
- repôr o sistema para o ponto de restauro criado antes.
Xau,
lilagomes

profile.country.de_DE.title
itbroker
Visitante

Em nosso "querido" manual, que acompanha o Laptop...

Veja:

Para re-instalar programas e controladores. PÁG.: 30

Siga passo-a-passo...

Especialmente o ítem 06:

Selecione a caixa de verifcação do software ou controlador de software pretendido e clique em seguinte

Case Closed!

:tongue: :tongue: :tongue:

tarec
Visitante

Boa noite,

Eu formatei o Portatil para instalar o Vista Enterprise, Adquiri 1 novo sony e queria voltar a colocar o FZ21Z com o sistema anterior, a partição de backup ainda esta ok, nao fiz foi os cd´s de recuperação, posso voltar a instalar o sistema operativo de origem?

Obrigado

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro tarec.

Se não alterou ou apagou a partição oculta ser-lhe-á possível voltar a ter o seu Vaio "como veio de origem"...

Ao iniciar o portátil carregue diversas vezes na tecla F10...iniciando-se assim o processo de recuperação do mesmo...

Cumprimentos

profile.country.de_DE.title
itbroker
Visitante

Caro Tarec,

Seja bem vindo ao Club Vaio.

Observe que quando foi indicado CASE CLOSED, quer dizer que a solução para o problema foi encontrado e o caso está terminado.

Quando vc. tem uma dúvida, vc. deve escrever o seu próprio post...

Caso vc. tenha exatamente a mesma dúvida, poderá usar a mesma solução apresentada, correto ?

Existe um guia passo-a-passo que escrevi na seção Sugestões e truques qur irá ajudá-lo a resolver seu problema.

Agora, irei considerar o caso como encerrado, se tiver uma nova dúvida, escreva um novo post.

Estamos aqui para ajudá-lo... :smileygrin: :smileygrin: :smileygrin:

Case Closed!

:tongue: :tongue: :tongue: